Geração OFF Grid

Os sistemas isolados off grid como o próprio nome já diz são caracterizados por não se conectar a rede elétrica. Estes sistema são utilizados normalmente quando não se tem acesso a rede elétrica, podendo os módulos solares alimentar diretamente as cargas, carregar baterias e através de controladores de carga alimentar as cargas em corrente continua, ou ligado a inversores projetados para trabalhar off grid, sendo esta ultima opção só alimentando a carga quando se tem níveis de insolação que proporcione a geração. Podemos citar como exemplos de uso sistemas de bombeamento de água, eletrificação de cercas, geladeiras para armazenar vacinas, postes de luz, estações replicadoras de sinal, etc.

Os sistemas isolados de geração de energia solar fotovoltaica, de maneira simplificada, são compostos de quatro componentes:

Módulos Solares

  • São o coração do sistema e geram a energia elétrica que abastece a carga ou banco de baterias. Tem a propriedade de transformar a radiação solar em corrente elétrica contínua. Um sistema pode ter apenas um painel ou vários painéis interligados entre si.

Controladores de carga

  • Componentes que controlam a Carga e a Descarga das Baterias evitando seu profundo descarregamento e danos as mesmas por sobrecargas ou curto circuitos.

Inversores

    • Converte a energia de corrente continua para corrente alternada, possibilitando que utilize a energia gerada ou armazenada para alimentar cargas usuais do dia dia tais como motores, iluminação, etc.

Baterias

      • As baterias como é de conhecimento de todos armazenam a energia gerada pelos módulos, para que possam ser utilizadas posteriormente ou no período noturno quando não se tem a presença da luz solar.