IDEAL entrega estudo para tornar Ipuaçu (SC) um Município Solar


Instituto IDEAL entregou o “Estudo do Potencial para Geração Solar Fotovoltaica – Município de Ipuaçu” nesta segunda-feira (25/02). O trabalho definiu a estrutura necessária para atender toda a demanda de energia da cidade por meio da energia solar. É o primeiro estudo finalizado no âmbito do projeto Municípios Solares.
O projeto Municípios Solares busca incentivar municípios a diminuir a conta de luz ao investir em energia solar. É uma iniciativa do IDEAL e da Federação Catarinense de Municípios (FECAM). “É com muita alegria que entregamos este estudo. É mais um passo deste projeto tão importante que vai levar economia aos municípios e, ao mesmo tempo, trazer impactos positivos ao meio ambiente”, afirmou o presidente do Instituto IDEAL, Mauro Passos.
Ipuaçu, no Oeste de Santa Catarina, tem de 6,8 mil habitantes e possui uma conta mensal de energia de aproximadamente R$ 11 mil. O estudo, de responsabilidade do engenheiro eletricista Cassio Maraffon, definiu quatro locais para receberem os sistemas fotovoltaicos: a Escola Básica Samburá, a Unidade Básica de Saúde (UBS), o Centro de Multiuso e a Creche Municipal. Juntos, os equipamentos fotovoltaicos somam 128,7 kWp ao custo de R$ 656.343,00. A expectativa é de que o investimento tenha retorno em sete anos.
A prefeita Clori Peroza acredita no sucesso do projeto. “É um projeto ousado para o município, mas que temos ideia de implementar. A ideia de investir em energia solar é, principalmente, em função da economia que vai gerar aos cofres públicos. Porque não há custos adicionais além do investimento para instalação”, afirmou.
O próximo passo é buscar os recursos para a implementação do projeto. “Caso não seja possível implementá-lo de uma vez, a ideia é implantar o projeto em etapas, iniciando pela estrutura mais barata e viável”, explicou a prefeita.
Source: Instituto Ideal

Tags:

Write a Reply or Comment