Diretor do IDEAL e coordenador do FOTOVOLTAICA-UFSC recebe prêmio internacional na área de energia solar


O diretor do Instituto IDEAL e coordenador do Centro de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (FOTOVOLTAICA-UFSC), Ricardo Rüther, foi premiado pela International Solar Energy Society (ISES) em seu ISES Awards 2019. O professor conquistou o prêmio Achievement through Action Award – In Memory of Christopher A. Weeks
O prêmio homenageia importantes contribuições ao aproveitamento da energia solar para uso prático ou a um novo conceito, desenvolvimento ou produto na área de energia solar. Desde 1975, a cada dois anos, a International Solar Energy Society homenageia aqueles que fizeram conquistas e contribuições significativas para o avanço das aplicações e uso de energia solar.
O prêmio será entregue em Santiago, no Chile, no dia 6 de novembro, durante o Solar World Congress 2019.
Outro prêmio internacional
Em setembro, a diretoria do IDEAL e pesquisadora do FOTOVOLTAICA-UFSC Kathlen Schneider também foi premiada. Ela recebeu o prêmio Student Award por um artigo apresentado no 36th EU PVSEC European Photovoltaic Solar Energy Conference and Exhibition, na França.
O artigo foi escrito em parceira com Johanna Fink e Camila Japp, ambas da German Cooperative and Raiffeinsen Confederation (DGRV); Paula Scheidt Manoel, da Deutsche Gesellschaft Für Internationale Zusammenarbeit (GIZ); Marco Olívio Morato de Oliveira da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB); e o professor Ricardo Rüther, coordenador do Fotovoltaica/UFSC e também diretor do IDEAL.
O artigo apresenta o contexto brasileiro das cooperativas de energia solar de geração distribuída compartilhada e traça um paralelo com o contexto europeu. Para ter acesso ao artigo, em inglês, clique aqui.
Source: Instituto Ideal

Tags:

Write a Reply or Comment